Assistidas do Corra pro Abraço protagonizam espetáculo no Cabaré dos Novos

O empoderamento das mulheres negras e a denúncia do racismo institucional e do genocídio deram o tom do espetáculo “Por trás de cada olhar”, protagonizado por assistidas do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, realizado nesta quarta (16), às 16h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. Com direção de Merry Batista, arte-educadora do Corra e atriz do Bando de Teatro Olodum, a mostra foi construída a partir de um conjunto de Oficinas de Arte-Educação, cujo tema foi: “Todes: Teatro do Oprimido no desenvolvimento para uma experiência de sentidos”.

Durante os encontros, as assistidas entraram em contato com as metodologias do Teatro do Oprimido, prática artística engajada com a educação, o político e o social, e puderam construir cenas a partir da reflexão sobre questões do cotidiano.

“O processo criativo foi pensado para todes e por isso leva esse nome: para adolescentes, pessoas trans, senhores, senhoras, homens e mulheres: qualquer pessoa que estivesse afim de mergulhar nessa experiência de sentidos”, explicou Merry Batista.

Assistidos, técnicos e parceiros do Corra pro Abraço lotaram o Cabaré dos Novos para assistir o espetáculo. A mostra foi um momento de celebrar o protagonismo das participantes da oficina e expressão do que cada uma pôde construir em sua relação singular com o Teatro do Oprimido. “Por Trás de Cada Olhar é sobre o olhar de cada um sobre as coisas e esse olhar da sociedade, como a gente se enxerga e é enxergado, trazendo para o palco a subjetividade que cada pessoa tem, a partir de seus contextos e desafios”, concluiu Merry.

O Corra pro Abraço é uma ação pública de Redução de Riscos e Danos do Governo da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. A arte-educação é uma ferramenta presente nas estratégias do Programa desde a sua concepção. O Corra é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó – Comunicação Interativa.