“Voltar a estudar”, “alugar minha casa”, “fazer um curso de culinária”, “fazer o cartão do SUS”, foram alguns dos objetivos elencados por pessoas que participaram da atividade “Um mês por vez”, na Praça da Piedade, na tarde desta quarta-feira (19/1). A dinâmica, realizada pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, tem o propósito de estimular as pessoas que se encontram em situação de rua a traçarem objetivos possíveis de serem executados no período de um mês.
A atividade começou com um momento de aquecimento corporal, com dinâmicas de alongamento e relaxamento do corpo. Em seguida, as pessoas receberam papel e lápis para expressar suas “metas” para o mês de janeiro, podendo descrevê-las ou desenhá-las. Em fevereiro, a atividade se repete a partir de uma retrospectiva do que foi concretizado das projeções do mês anterior.
A partir da compreensão das adversidades que as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade enfrentam no dia a dia, a atividade “Um mês por vez” tem um sentido de provocar uma reflexão sobre o quanto pequenas ações e o próprio ato de prospectar, pode trazer benefícios para suas vidas. Na oportunidade, a equipe multiprofissional do Corra pro Abraço, também realiza a escuta e acompanhamento das demandas do território.