Corra Juventude realiza ciclos de oficinas para aprendizado integrado de jovens assistides

O Corra Juventude, estratégia do programa Corra pro Abraço, tem realizado oficinas semanalmente nos quatro territórios de atuação: Beiru, Plataforma, Boqueirão (Nordeste de Amaralina) e Fazenda Coutos. As oficinas de Redução de Riscos e Danos, Desenvolvimento Social e Pessoal e Linguagens da Comunicação ocorrem três vezes na semana, com dinâmicas de aprendizado integrado e participação ativa dos e das jovens na vida pessoal e nas comunidades.

As oficinas do programa da Secretaria de Justiça, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SJDHDS) são voltadas para a juventude que vive em contextos de vulnerabilidade social, e de uso de álcool e outras drogas, partindo de um olhar para a singularidade de cada jovem no acolhimento e na escuta.

A oficina de RD trata de questões que extrapolam o uso das substâncias, apontando caminhos a partir da perspectiva da garantia de direitos. Nas oficinas de DPS, as turmas participam de encontros para compreensão de vivências sociais e identidades, a partir da uma abordagem interseccional. Em “Linguagens da Comunicação”, as equipes abordam o audiovisual, a fotografia, produção cultural e design de estamparia como estratégias de atuação nos territórios.

O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS.