Na última sexta-feira (11), o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, formou a 10ª turma do curso de Redução de Danos e Referência de Campo, no auditório do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC), chegando à marca de 161 redutores formados pelo Programa.
Com o tema “Práticas de Redução de Danos e suas conexões com a universidade”, o evento celebrou a relação indissociável do trabalho do Corra com o campo da educação, da pesquisa e sobretudo da extensão, eixo através do qual universidade e comunidade partilham saberes para a construção de avanços para a sociedade.
O Corra pro Abraço tem uma parceria histórica com as universidades baianas e, especialmente no “Curso RD”, como é carinhosamente nomeada a formação pela equipe e cursistas. O Programa vem contando sistematicamente com os projetos “Se liga na Maloca” e “Pega Visão”, com ações periódicas e uma partilha permanente, inclusive na elaboração de disciplinas em formato de ACCS – Ação Curricular em Comunidade e Sociedade.
O debate contou com a contribuição das redutoras de danos, formadas na última turma RD, Lorena Katelyn e Lucinéia Bispo, do professor da Escola de Administração Edgilson Tavares (coordenador do Pega Visão) e da professora do IHAC Vânia Sampaio (Projeto Se Liga na Maloca), com mediação da Assistente Social e técnica de referência na Unidade de Apoio na Rua do Largo dos Mares, Alice Hora. A abertura do evento ficou por conta de Frank Ribeiro, coordenador-geral do Corra pro Abraço, e Milton Júlio, vice-diretor do IHAC.
O Corra pro Abraço é gerido pela Superintendência de Políticas sobre Drogas da SJDHDS-Ba, em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (ComVida) e a Cipó – Comunicação Interativa.