EVENTO ADIADO – CORRA PRO ABRAÇO DEBATE “DIREITO AO TERRITÓRIO” EM CAPACITAÇÃO DE REDUÇÃO DE DANOS

A formação que seria realizada no dia 24/09 de 14h às 17h, foi transferida para o dia 08/10.

Discutindo “Direito ao território: gentrificação, disputas e resistências”, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, abre inscrições para o quinto módulo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis. As inscrições podem ser feitas neste link (INSCRIÇÕES INTERROMPIDAS).

O módulo analisa o direito aos territórios urbanos, rurais e tradicionais das populações em vulnerabilidade social, reconhecendo suas resistências e debatendo os processos históricos de criminalização, gentrificação e uso dos espaços públicos. A formação ainda debate as estratégias de resistência e articulações de movimentos sociais junto às instituições no enfrentamento de opressões.

Esta edição tem como convidadas Sueli Oliveira, coordenadora nacional do Movimento População de Rua e conselheira municipal de saúde e assistência social, Sandra Carvalho, bacharel em serviço social pela Universidade Católica de Salvador e mestre em política social e cidadania, atualmente coordena o Grupo de Estudos sobre a População em Situação de Rua, vinculado ao Núcleo POP RUA e Defensoria Pública Estadual de Direitos Humanos da Bahia. Também participa Juliana Vaz, graduanda em serviço social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenadora da Coordenação de Articulação das Comunidades Quilombolas do Brasil (CONAQ) e liderança quilombola da comunidade Araçá Cariacá, de Bom Jesus da Lapa (Bahia). O encontro ainda conta com intervenção artística de Luísa Cardoso, poetisa e estudante do Instituto Federal da Bahia.

A capacitação será mediada por Deise Fatuma, assistente social no Corra pro Abraço, além de percussionista e mestra nos estudos interdisciplinar sobre mulheres, gênero e feminismos PPGNEIM/UFBA, Marcelo Arouca, cientista social e redutor de danos na Unidade de Apoio na Rua (UAR) do Corra pro Abraço, e Marcos Machado, assistente social no programa.

Por meio de uma abordagem transdisciplinar, o módulo tem carga horária de oito horas, divididas em três horas de atividades síncronas (aulas em formato de bate-papo) e cinco horas de atividades assíncronas (estudos de caso, leitura e elaboração de conteúdos complementares), compondo certificação individual.

Ao longo de mais nove módulos previstos, a Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis requer inscrições a cada módulo, de forma que não garante a inserção dos participantes na edição seguinte. A cada novo módulo, um formulário de participação será divulgado pelas redes sociais do Programa Corra pro Abraço. As primeiras edições do ciclo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis aconteceram entre os anos de 2017 e 2019, e contaram com a participação de importantes agentes das Redes de Cuidado e Atenção às populações vulneráveis de Salvador.

A capacitação é uma realização do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante.