O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SHDHDS) representou o Brasil na reunião da Comissão de Narcóticos da (UNODC) Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime das Nações Unidas. O encontro, que ocorreu na manhã da última sexta-feira (18), teve o objetivo de compartilhar experiências de políticas anti-encarceramento no mundo.
Na oportunidade, o Corra pro Abraço foi destacado como uma experiência exitosa, através da atuação nas Varas de Audiência de Custódia. Através de uma parceria institucional com o Tribunal de Justiça da Bahia, o Corra realiza atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos para pessoas que passam pelas audiências e suas famílias, desde uma perspectiva da articulação de redes para a garantia de direitos. O Corra foi apresentado pelo coordenador-geral Frank Ribeiro.
O Conselho Nacional de Justiça também apresentou a experiência do Programa Justiça Presente. No último ano, o Corra pro Abraço efetivou 190 encaminhamentos nas áreas de Saúde, Educação, Documentação, Assistência, Moradia e Acesso a Bens Culturais para assistidos do Programa na VAC (Vara de Audiências de Custódia).
O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó – Comunicação Interativa. A Comissão de Narcóticos (CND, na sigla em inglês) foi estabelecida em 1946 pelo Conselho Econômico e Social da ONU como o órgão central das Nações Unidas para políticas relacionadas a drogas.