#CorraParaAPrevenção — boletim 49: Oficinas e curso de Redução de Danos foram destaque das últimas semanas

Entre os dias 31 de maio e 11 de junho, as equipes multiprofissionais do Programa Corra pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Estado da Bahia realizaram um total de 371 atendimentos nos territórios da UAR Mares, UAR Ladeira da Fonte das Pedras, Extensão, Pela Porco, Gamboa, Água de Meninos, Aquidabã e Piedade, com distribuição de 108 kits-lanche e 100 máscaras nas ações do Corra Rua. Só nesse primeiro semestre de 2021, o programa já realizou 8.603 atendimentos e distribuiu 2.142 kits-lanche.

Nos territórios de Extensão, segue ocorrendo atividades e rodas de conversa de modo itinerante, as equipes também realizaram atividades nos campos do Comércio e Pela Porco. Utilizando práticas lúdicas em prol da conscientização corporal e da prevenção ao vírus da COVID-19, as equipes realizaram atendimentos, acolheram demandas de saúde e esclareceram dúvidas em relação às demandas de documentação e vacinação das pessoas assistidas.

Nos campos de Aquidabã e na Piedade, durante a primeira semana a equipe seguiu com atendimentos e encaminhamento das demandas dos assistidos do território. Percebeu-se um aumento no número de demandas jurídicas, processuais e relacionadas à documentação entre os assistidos. Na segunda semana, as equipes seguiram com ações de escuta das e dos assistidos e repasse de demandas.

Nas Unidades de Apoio na Rua, além dos acompanhamentos e do uso do espaço para higiene pessoal e idas ao sanitário, os cursos de Sistemas e Produtos Permaculturais e de Leitura e Escrita foram destaque, apesar do tempo chuvoso que demandou algumas adaptações. Na segunda semana, a equipe realizou a atividade “Entendendo a Loucura – Isso é arte”, a qual foi abordada a questão antimanicomial através da história de Lima Barreto e de canções lúdicas. Na UAR Ladeira da Fonte das Pedras, a mesma atividade teve a participação de profissionais de equipe do Projeto Girassóis.

O curso de Agentes de Redução de Danos e Referência de Campo permanece ocorrendo no Casarão da Diversidade. Na última quarta-feira, Gessé Oliveira (redutor de danos do Projeto Girassóis de Rua), Itaiane Sousa (redutora do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres – CCIPD) e Marluce Oliveira (redutora do Caps Ad Gregório de Matos), estiveram presentes e ministraram aulas com foco em estratégias de redução de danos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>