O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, participou na última sexta (27) da capacitação “Diversidade Sexual e de Gênero: atendimento e garantia de direitos a pessoas LGBTQIA+”, na 13ª edição da Formação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis. O encontro aconteceu no Casarão da Diversidade, Pelourinho, das 8:30h às 12h, em parceria com o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIA+ do Estado da Bahia (CPDD) e com a Coordenação de Políticas LGBT.
A equipe do CPDD iniciou a formação com apresentação da equipe do Casarão e dos serviços ofertados. Na oportunidade, rolou um bate-papo, conduzido por Renildo Barbosa, coordenador geral do CPDD, sobre as trajetórias de cada integrante, abordando a importância do acolhimento para combater a LGBTQIA+fobia.
“O mundo lá fora já declarou guerra contra a gente antes da gente nascer. O que podemos fazer através dessa rede é resistência”, alertou Yuna Vitória, representando a equipe jurídica do Casarão da Diversidade.
Silvio Lacerda, Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos LGBT, conduziu o segundo momento da capacitação, com uma apresentação sobre os conceitos de identidade gênero, orientação sexual, e o manejo do atendimento à população LGBT.
“Nosso objetivo é chegar nas comunidades, para que as pessoas que estão nos territórios, possam conhecer e se aproximar do CPDD. E essa articulação é feita através dessa rede que também compreende cada pessoa que busca o nosso serviço e vira multiplicadora da política em seu território”, ressaltou Katia Silvia, psicóloga do CPDD.
Houve uma discussão aprofundada sobre o manejo do debate junto às populações vulneráveis, sobretudo a população em situação de rua. A capacitação teve o objetivo de abordar os desafios de atualização dos instrumentos de trabalho, categorias de identificação e reconhecimento dos sujeitos junto às políticas públicas.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa.