O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), deu início nesta semana às filmagens do seu primeiro documentário. O filme, realizado parceria com a Saturnema Filmes, produtora de cinema preto e independente de Salvador, além de contar a história do Corra nestes oito anos de existência, será mais um dispositivo para circulação e transmissão da metodologia desenvolvida pelo Programa no campo da Redução de Danos.
O objetivo do filme é trazer para a linguagem audiovisual um pouco do que já está documentado nos livros do Corra, bem como em outras plataformas como o site e o CD. O documentário institucional também será mais um material de referência no campo das Políticas Sobre Drogas no Brasil e no Mundo, a partir do fazer desenvolvido pelo Corra pro Abraço.
As gravações desta semana consistiram na escuta de figuras importantes da história do Programa, bem como o dia a dia das equipes nos campos. A equipe de filmagem, junto à Assessoria de Comunicação do Corra, percorreu os campos de Fazenda Coutos, Água de Meninos e Ladeira da Fonte das Pedras, além de uma passagem pela turma do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo, que reúne pessoas de diversos territórios.
Nos últimos dois dias, a equipe escutou o coordenador-geral do Corra, Frank Ribeiro, o juiz Antônio Faiçal, responsável pela articulação da presença do Corra pro Abraço nas Audiências de Custódia, Merry Batista, arte-educadora do Programa desde a sua fundação, além das ex-coordenadoras Leo Rabello e Tricia Calmon.
As gravações do documentário seguem até o início de abril, com previsão de lançamento para junho deste ano. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó – Comunicação Interativa.