Forró, gincana, comidas típicas e decoração de São João marcaram a realização da tradicional intervenção urbana junina do Corra pro Abraço, iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), no Aquidabã. A intervenção, realizada na última quinta (09), foi um momento de alegria e interação para as pessoas do território.
A gincana foi conduzida pela equipe de arte-educação do Programa com a formação de duas equipes: “Agito Junino” e “Fogaréu”. A brincadeira cumpriu o objetivo de trazer a possibilidade de uma festa junina para pessoas que, muitas vezes, não tem acesso aos espaços tradicionais dos festejos.
A dinâmica, que teve como tema “Nordeste, sua riquezas e Resistências”, incentivou a participação colaborativa e abordou o significado e importância das tradições populares nordestinas. Além disso, as medidas de prevenção à covid-19 foram reforçadas junto aos assististidos e assistidas, nesse período de aumento dos casos ativos em Salvador.
A “Prova do álcool “ foi uma das atividades da gincana, em que um dos participantes de cada grupo deveria higienizar com álcool na mão dos demais integrantes, antes do tempo acabar.
Na oportunidade, a equipe discutiu também um pouco da História do São João, com brincadeiras como a “prova da laranja”, a “prova da pipoca” e jogos de perguntas e respostas. A atividade foi encerrada com forró e degustação de comidas típicas.
O ciclo de intervenções urbanas juninas seguirá acontecendo nos territórios de atuação do Corra. Nesta terça, a atividade será em Água de Meninos e no dia 29 de Junho na Piedade.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa.