Na semana de aniversário, Programa Corra pro Abraço alcança a marca de 11 mil atendimentos em 2021

Em 22 de Julho é comemorado o aniversário do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Fundada em 2013, a iniciativa promove a cidadania de populações vulneráveis afetadas pela criminalização do uso de drogas, por meio de estratégias de Redução de Danos físicos e sociais, evidenciando que “outros caminhos são possíveis”. No período da pandemia, o Programa vem desenvolvendo o Corra Para a Prevenção, e na semana em que completa oito anos de fundação, o Corra realizou 676 atendimentos chegando a aproximadamente 11 mil atendimentos em 2021.

Entre os dias 19 a 22 de julho, as equipes multiprofissionais promoveram nos territórios da Gamboa, Água de Meninos, Piedade, Pela Porco, Aquidabã e nas Unidades de Apoio na Rua (UAR) no Largo dos Mares e na Ladeira da Fonte das Pedras, atendimentos, mobilizações, cursos e uma série de intervenções. Com isso, o Programa alcança a marca de 11.779 atendimentos, e a entrega 2.870 kits-lanche e 25 cestas básicas, este ano.

Esta semana, a Praça da Piedade foi palco para uma roda de conversa e mobilização entre os assistidos, com a socialização entre os participantes através da arte educação. As atividades esportivas também foram destaque, através de partidas de handebol e rodas de capoeira promovidas com o público assistido no Aquidabã. Além de promover momentos de integração, as equipes atuam com o objetivo de estimular reflexões e diálogos em torno do machismo nas músicas e rodas de capoeira, nos esportes, em geral, e em outros espaços da sociedade.


Em Água de Meninos, Gamboa e Extensão, o Corra atuou para garantir escuta ativa, em paralelo, as equipes atuaram nas regiões de Pela Porco, Gameleira e Gravatá, com atendimento a demandas por consultoria jurídica. O lúdico também se manteve presente nos territórios, com as rodas de arte-educação, com foco nos movimentos corporais e integração entre os beneficiários.


Já o Curso Redução de Danos realizou mais um módulo, dessa vez o tema interseccionalidade foi trabalhado, com discussões sobre a trajetória da teoria no Brasil e como as opressões entrelaçam-se no cotidiano. Com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura, textos da obra, “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, da escritora afroamericana Maya Angelou, o Corra promoveu uma oficina com os assistidos. Na UAR do Largo dos Mares, pessoas com necessidade de documentação foram atendidos, também houve a Oficina de Incentivo à Leitura e à Escrita.


Oito anos do Corra pro Abraço.
Na quinta-feira(22), em celebração aos oito anos do Programa,desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), assistido pelo Corra participaram de uma dinâmica, em que puderam falar sobre a importância do Programa, em suas trajetórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>