Programa Corra Pro Abraço é destaque em evento promovido pelo PNUD e UNAIDS

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) apresentou o Programa Corro pro Abraço no Fórum Subregional sobre Proteção Social das Populações Vulneráveis com HIV, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e UNAIDS.
O evento, ocorrido por meio da plataforma Zoom, teve como objetivo discutir sobre a proteção social para as pessoas em situação de vulnerabilidade e que convivem com o HIV, além de apresentar boas práticas existentes e discutir quais avanços são necessários para contribuir com o avanço do tema.  Por atender uma população usuária de drogas e que está mais vulnerável e propensa a contrair o HIV, o Corra esteve entre as ações apresentadas no Fórum, além de ser identificado como uma boa prática de política de drogas para garantia de direitos.

A diretora de Prevenção e Redução de Danos da Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Emanuelle Santos, representou o Brasil e apresentou o Corra, abordando seus objetivos, público alvo, estratégias e resultados já alcançados com a ação, que promove cidadania e busca garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade ou afetadas pela criminalização das drogas.

Apresentação do Programa Corra pro Abraço no Fórum Subregional sobre Proteção Social das Populações Vulneráveis com HIV da UNAIDS.

“O Programa está nos territórios marginalizados e alcança aquelas pessoas que ninguém mais quer na sociedade, entendemos eles como sujeitos de diretos, reconhecemos suas histórias e valorizamos o ser humano. Dentre as estratégias utilizadas pelo Programa estão o respeito à vontade e autonomia dos usuários, acolhimento e atenção psicossocial de base territorial e comunitária, escuta de vínculos e escuta ativa”, explicou Emanuelle.

Segundo a diretora, compartilhar a experiência do Corra Pro Abraço com a América Latina é um sinal das efetividades das políticas públicas implantadas na Bahia, em especial num momento como o vivido pelo Brasil.

“Há um grande retrocesso na garantia de diretos das pessoas usuárias de substâncias psicoativas, que não são vistas como cidadãs. É importante reforçar que a Redução de Danos se faz com ciência, com estudos, levando em conta indicadores sociais. Fazer prevenção e trabalhar com redução de danos é garantir direitos”, afirmou.

Também participaram do Fórum Ornella Infante, diretora de Políticas contra a Discriminação da Argentina, Ana Canales, do Programa Nacional de Prevenção e Controle da HIV/AIDS e IST Do Ministério da Saúde do Chile, e Lorena Jones, Diretora de DDHH del MIDES do Uruguai.

Após as apresentações,  o grupo debateu como as experiências podem ser compartilhadas entre os países.

Proteção Social

A proteção social é um instrumento de política chave para os governos, na prevenção e redução da exclusão social, desigualdades e pobreza, e contribuiu significativamente para o avanço dos Objetivos do Milênio (ODM), instrumentos essenciais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A proteção social melhora o acesso aos cuidados de saúde, educação e apoio a redes de segurança econômica e se torna um fator estabilizador em tempos de crise econômica.

Fonte: Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia – SJDHDS.