Corra Conquista realiza oficina sobre educação antirracista

O Programa Corra pro Abraço de Vitória da Conquista realizou no último sábado (25) uma oficina sobre educação antirracista na Escola Municipal Professora Edivanda Maria Teixeira. A atividade aconteceu em meio a um dos eventos do Mês da Consciência Negra promovidos pela rede pública do município.

A equipe do Corra iniciou sua participação no evento falando sobre a importância das políticas afirmativas e da metodologia de redução de danos para a população negra. Em seguida, o tema da educação antirracista foi abordado através de uma atividade lúdica: os jovens foram desafiados a diferenciar mitos e verdades a partir de frases sobre a população negra. Ao final, todos os participantes foram premiados com livros.

As equipes do programa realizaram também uma exposição de fotos de várias personalidades negras locais e nacionais que se destacam em suas áreas. Junto com cada imagem, vinha uma breve descrição da pessoa e o seu perfil nas redes sociais. “A intenção era fazer com que as pessoas ali seguissem os perfis para conhecer melhor e fortalecer o trabalho das pessoas negras, além de trazer a questão da representatividade e identificação”, explica Jéssica Graciano, psicóloga do Corra Conquista.

“Os meninos que estavam presentes foram muito receptivos e participativos. A escola também gostou muito da participação do Corra: disse que conseguimos traduzir para eles a questão do racismo de uma forma leve”, completa a psicóloga.

A oficina realizada no último sábado faz parte da proposta do Corra Juventude, uma frente do Programa cujo público prioritário são jovens em situação de vulnerabilidade. Demandas apresentadas pelos assistidos – como a necessidade de conhecer mais nomes importantes da cultura negra – ajudaram a construir as dinâmicas dessa oficina.

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.