Corra Pro Abraço promove formação sobre novas substâncias psicoativas e práticas de Redução de Danos

Foto: Corra pro Abraço

Nesta sexta-feira (28), o programa Corra Pro Abraço, iniciativa do Governo do Estado da Bahia executada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), realizou a formação “Novas Substâncias Psicoativas na Rua: Recursos e Estratégias Possíveis no Âmbito da Redução de Danos”.

O evento reuniu profissionais da área e redutores de danos para debater o impacto dessas substâncias no cotidiano das pessoas em situação de vulnerabilidade e os caminhos para uma abordagem pautada na redução de danos e cuidado em liberdade.

A abertura das atividades foi conduzida por Luciana Rocha, coordenadora do Lote 1 do Corra pro Abraço. A representante da SEADES, Luíza Saad, também esteve presente, reforçando o compromisso da pasta com a política de redução de danos e com a capacitação das equipes que atuam diretamente com a população em situação de rua.

A mesa da manhã, intitulada “Um olhar farmacológico sobre as drogas: outras misturas e terminologias da rua”, foi conduzida por Ébano Augusto, farmacêutico e bioquímico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e redutor de riscos e danos no Coletivo Balance.

Foto: Corra pro Abraço

Durante sua intervenção, Ébano abordou a composição e os efeitos das novas substâncias psicoativas no organismo humano, alertando sobre os perigos das misturas químicas e os impactos na saúde dos usuários. Além disso, destacou a necessidade de conscientizar os profissionais da saúde e da rede, ressaltando que “estar atualizado para trabalhar com isso é essencial”. Ele enfatizou que compreender os efeitos das substâncias é fundamental para oferecer um suporte adequado às pessoas que usam substâncias psicoativas e procuram ajuda.

Foto: Corra pro Abraço

A coordenadora do Lote 1 do programa, Luciana Rocha, também reforçou a importância da formação para os técnicos e colaboradores do programa. Segundo ela, “pensar o cuidado a partir da informação qualificada é algo muito importante para que o trabalho tenha uma qualidade técnica”. Ela explicou que a ideia do seminário surgiu a partir das práticas diárias da equipe e dos encontros nos territórios e no Centro de Referência, onde perceberam a necessidade de atualizar o conhecimento sobre novas substâncias em circulação na rua.

A mesa final do seminário teve como tema “Recursos e estratégias de cuidado no âmbito da Redução de Riscos e Danos” e contou com a participação de Nemo Rodrigues, enfermeiro e Redutor de Danos. Ele destacou que “a redução de danos é um paradigma ético, estético e político e aparece como um projeto de mudança social”. Durante sua fala, enfatizou como a tecnologia do cuidado fundamenta o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade.

A capacitação é uma iniciativa do Corra pro Abraço em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, cujo objetivo é compartilhar, ampliar e fortalecer as tecnologias de cuidado entre os serviços que integram a rede de atenção às populações vulneráveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>