Novembro Negro: assistidos do Corra Conquista dançam em oficina de Corpo, Cultura e Enfrentamento ao Racismo

Como parte da programação especial do Novembro Negro, o Corra pro Abraço de Vitória da Conquista promoveu no dia 13/11 uma oficina de Corpo, Cultura e Enfrentamento ao Racismo. A atividade foi conduzida pela professora de Educação Física e arte-educadora Letícia Figueredo, que também já fez parte da equipe do Corra Conquista.

Ela iniciou as atividades com uma apresentação de Dança de Reis e Rainhas de Blocos Afro e uma performance de poesia slam, abordando temas de identidade, resistência e empoderamento negro. Houve ainda uma roda de conversa com reflexões e trocas de experiências sobre o mito da democracia racial, o significado de liberdade e os desafios enfrentados pela população negra após a abolição.

A principal atividade prática da oficina foi uma vivência corporal em que os participantes aprenderam movimentos do swing baiano, arte que incorpora elementos do cotidiano, das festas de rua e das tradições locais, promovendo uma conexão com a cultura e a expressão corporal de origem afro-brasileira.

“Poder colaborar com as ações de redução de danos do Corra é muito significativo para o meu desenvolvimento artístico e profissional, que é direcionado à contribuição na luta pela igualdade racial e de classe”, conta Letícia. “Sinto que a arte-educação é um espaço de extremo potencial revolucionário e de construção de laços afetivos, que é o que dá sentido à minha existência neste mundo tão injusto”.

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>