O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, teve sua história contada no documentário cujo lançamento aconteceu nesta terça-feira (22), às 15h, na Saladearte Cinema do Museu, na Vitória. O evento foi restrito a um grupo de convidados, que compreendeu a equipe do programa, assistidos e a rede de serviços que atuam em conjunto na cidade de Salvador.
O documentário “Corra pro Abraço – Ação Pública de Redução de Danos e Garantia de Direitos para Populações Vulneráveis”, realizado pela Saturnema Filmes – produtora de cinema protagonizada por jovens negros de Salvador, tem o objetivo de compartilhar as estratégias e metodologias do programa para que a tecnologia social do Corra pro Abraço possa inspirar outras iniciativas e políticas públicas no Brasil e no mundo. O produto audiovisual, construído junto à equipe da Assessoria de Comunicação, conta com entrevistas de profissionais importantes na história do Programa, bem como de assistidos e assistidas dos diversos territórios de atuação do Corra Rua e Corra Juventude.
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas.
Baseado nas estratégias de Redução de Danos físicos e sociais, o Programa aproxima seus beneficiários das políticas públicas existentes, uma vez que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos, prioritariamente nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida – Comvida e a Cipó – Comunicação Interativa.