Coletivo Nós nas Ruas realiza capacitação em protocolos de biossegurança para as equipes do Corra pro Abraço

Na última quarta-feira (03), as equipes multiprofissionais do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), participaram de uma capacitação sobre protocolos de biossegurança para prevenção e combate à proliferação do coronavírus nas atividades em campo. Participaram integrantes de todas as equipes do Corra: Rua, Juventude e Vara de Audiência de Custódia.

O treinamento foi realizado em parceria com o coletivo Nós Nas Ruas, e ministrado pelo enfermeiro e doutorando em Saúde Coletiva Tarcísio Oliveira Silva, e pelo nutricionista e mestrando em Saúde Coletiva Osiyallê Akanni. O coletivo tem sido parceiro do Programa desde o início da pandemia, com a realização de capacitações e até mesmo de campos conjuntos, em um primeiro momento.

O treinamento, construído a partir dos relatos de experiência das equipes do Corra nos territórios, abordou questões como o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual, dúvidas sobre infecção e reinfecção, ordem de paramentação e desparamentação, e informações sobre os tipos de vacina e previsão das fases de vacinação.

“Estamos infringindo o direito do outro quando recusamos o uso da máscara. Estamos falando de um direito coletivo e não somente individual. Não temos o direito de ser negacionistas, pois isso coloca em risco a vida do outro”, salientou Tarcísio durante o encontro.

As equipes revisaram ainda métodos de higienização das mãos, objetos, utilização do álcool em gel ou líquido, testagem, sintomas e sequelas e muitos outros tópicos sobre a prevenção à COVID-19.

Para a coordenadora do Programa, Trícia Calmon, “o treinamento em biossegurança, no Corra pro Abraço, é algo absolutamente importante, para a segurança da equipe – que não saiu das ruas e dos bairros durante toda a pandemia – como para o público assistido, que muitas vezes não dispõe dos meios necessários para o devido cuidado”.

As equipes do Corrra pro Abraço seguem na atuação da campanha Corra para a Prevenção, realizando atendimentos no âmbito da promoção de Direitos e cuidado para populações em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas e jovens em bairros periféricos. Levar informação de qualidade sobre a pandemia é uma das prioridades durante a distribuição dos insumos de Redução de Danos nos territórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>