É papel central do Programa Corra pro Abraço (SJDHDS/Ba) fortalecer as redes de assistência e cuidado das populações vulneráveis e, neste sentido, a participação no Fórum Permanente da População de Rua da Bahia é uma das prioridades da equipe.
Na última reunião, realizada no dia 6 de maio, convocada pelo Movimento de População em Situação de Rua, as diversas entidades e instituições que compõem o fórum discutiram a situação da população em situação de rua no estado e a urgência em ter um plano de vacinação para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
O principal encaminhamento é o esforço em rede para a construção de estratégias, a exemplo de mutirões de vacinação, para garantir o cuidado e as condições adequadas de prevenção e proteção da população em contexto de rua na pandemia.
“Para nós foi um espaço muito importante. A composição estava muito interessante, com serviços como as Obras Sociais Irmã Dulce, o Consultório na Rua, Centro Pop, Movimento de Catadores e Catadoras, setores das Universidades como um Grupo de Pesquisa de Direito à Cidade da UNEB”, relatou Emanuelle Teixeira, supervisora de equipe e uma das representantes do Corra no Fórum.
“Além dessa diversidade, foi uma oportunidade de amarrar melhor encaminhamentos de ação em conjunto nos territórios e diálogo sincronizado com o município sobre o plano de vacinação”, concluiu.