A equipe de extensão do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), foi procurada enquanto realizava ação itinerante na Baixa dos Sapateiros, por pessoas em busca de um melhor manejo de cuidado diante do uso excessivo de substâncias. O acontecido revela a importância do trabalho de Redução de Danos realizado pelo Programa nos territórios do Centro de Salvador.
Entre os dias 17 e 21 de maio, as equipes multiprofissionais do Corra realizaram 587 atendimentos, com distribuição de 188 kits-lanche, nos territórios da Gamboa, Água de Meninos, Aquidabã, Piedade, Gravatá e região, Comércio, Largo dos Mares e Ladeira da Fonte das Pedras (Unidades de Apoio na Rua – UAR). Em 2021, já são 7433 atendimentos realizados no âmbito da campanha #CorraParaAPrevenção.
A semana foi marcada ainda pela retomada dos atendimentos no interior da Vara de Audiência de Custódia. A sala garante privacidade e conforto aos atendimentos de alta complexidade que precisam ser realizados na Vara.
Além das ações de Redução de Danos, o Corra segue com centralidade no trabalho de articulação em rede para garantia de direitos como a vacina, o acesso a benefícios e serviços públicos, a emissão de documentos, entre outros. A oficina de Leitura e Escrita, bem como o Curso de Sistemas e Produtos Permaculturais seguem acontecendo nas UARs, bem como as atividades de arte-educação nos demais territórios.
Nos bairros de Plataforma, Fazenda Coutos, Boqueirão/Nordeste de Amaralina e Beiru/Tancredo Neves, jovens e famílias foram contempladas com a distribuição de 85 kits de higiene pessoal com máscaras e álcool em gel, em prevenção à Covid-19. A equipe do Corra Juventude tem realizado acompanhamento presencial, com atividades online no âmbito da formação integrada em Desenvolvimento Pessoal e Social, Leitura e Escrita, Design Têxtil, Fotografia e Vídeo.