Os alunos da 8ª turma do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo, do Programa Corra pro Abraço, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), receberam o certificado de conclusão na manhã desta quarta-feira (23), na sede do Sindiquímica, em Salvador. A capacitação teve como tema “Redução de Danos: garantia de direitos e cuidado em liberdade”, que abordou sobre as práticas para auxiliar na escuta e garantia do atendimento psicossocial qualificado às pessoas usuárias de álcool e outras drogas, que vivem em situação de vulnerabilidade. Ao longo de oito edições, o Corra pro Abraço certificou 122 redutores de danos em Salvador.
O encontro contou com a presença do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, da superintendente de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho, da socióloga e ativista dos Direitos Humanos, Vilma Reis, e da assistente social da equipe de Saúde Mental da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Patrícia Flach.
Participando da certificação, o secretário Carlos Martins reafirmou o compromisso do Governo da Bahia na defesa dos direitos humanos, principalmente, das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A redução de danos é uma ferramenta estratégica nesse processo de defesa e garantia de direitos. Fico contente por termos o Corra que, sem sombra de dúvida, é único, inovador e eficiente. O Corra pro Abraço certamente é um política que funciona, que tem resultados e que a sociedade reconhece”, afirmou Martins.
Segundo a psicóloga da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Patrícia Flach, a política de redução de danos permite garantir os direitos e construir o futuro digno do cidadão.
A ativista dos Direitos Humanos, Vilma Reis, defendeu que a certificação deve ser utilizada como instrumento de luta contra as desigualdades.
“O Corra pro Abraço está nos territórios. Quando você se envolve no programa Corra pro Abraço, se envolve numa luta. Aqui só aguenta quem tem cuidado e compromisso”, destaca Reis.
O Curso de Redução de Danos e Referência de Campo surgiu da necessidade de multiplicar as práticas de cuidado nos territórios que o Programa atua, a partir da identificação das pessoas com potencial para cumprir esse papel.
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia que atua na perspectiva da Redução de Riscos e Danos que incide na promoção de saúde e garantia de direitos, através de um olhar para os sujeitos em sua integralidade.