O Programa Corra pro Abraço realizou, na tarde desta quarta-feira (16), uma visita à exposição “Emilianas: um conto de réis”, na Caixa Cultural de Salvador, para a apreciação de bens culturais com pessoas assistidas pelo programa no território da Piedade. Na oportunidade, além da exposição, também foi possível conhecer de perto o acervo artístico do equipamento.
A exposição conta a história das primeiras mulheres a se bancarizar, a partir de uma pesquisa da presença feminina no Acervo Caixa, em diversos períodos da história do Brasil. Emiliana Maria da Conceição, mulher negra que dá nome à exposição, foi a primeira a abrir uma conta na Caixa.
De frente a essas referências, assistidos e assistidas do Programa puderam vivenciar e manifestar suas interpretações das obras, acompanhados por uma instrutora do museu e pela equipe multiprofissional do Corra. A atividade de visita à exposição faz parte das metodologias de arte-educação do programa, na garantia do acesso à bens culturais.
Após a visita às instalações e salas da exposição, composta por pinturas, gravuras, projeções e esculturas, todes puderam partilhar suas experiências em uma grande roda de conversa.
O Corra compreende o acesso à bens culturais enquanto um direito que deve ser garantido para todas as pessoas, sobretudo às que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).