Capacitação interna discute crise sanitária, trabalho em campo e saúde mental com equipe do Corra pro Abraço

O Corra pro Abraço, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), realizou, na última sexta-feira (11) mais uma edição da Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis, com foco no trabalho de campo das equipes. A atividade ocorreu das 9h às 16h e teve como tema a saúde dos e das trabalhadoras.

A programação começou com uma abertura institucional, conduzida pelo coordenador-geral Frank Ribeiro, seguida de um bate papo sobre “Crise sanitária e o trabalho com populações urbanas vulneráveis: caminhos e cuidados”, com Tarcísio Oliveira (enfermeiro sanitarista e doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia) e Cleber Cremonese (Professor da UFBA com experiência no Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Cooperação Técnica em Saúde Ambiental e do Trabalhador – PISAT do Instituto de Saúde Coletiva).

Dados da Covid-19 no estado da Bahia, uso adequado de máscaras, sintomas e possíveis sequelas da Covid-19 e a vacinação foram temas apresentados pelos pesquisadores, por meio de infográficos e imagens interativas, a partir de provocações levantadas anteriormente pela equipe na parte assíncrona da capacitação. A apresentação deu atenção às estratégias para um trabalho de campo mais seguro, tanto para a equipe quanto para assistidos e assistidas.

Uma dinâmica de integração mediada pelo educador jurídico Igor Ribeiro, propôs espaço de promoção do bem estar após o intervalo do almoço. A capacitação seguiu com a contribuição da psicanalista Tarsila Amaral (pesquisadora em Clínica, Política e Cultura) para responder questões relacionadas à “Saúde mental em tempos de pandemia”. O momento foi de reflexão sobre os desafios para o manejo das questões psicossociais do trabalho em campo e da própria saúde mental dos e das trabalhadoras.

A Capacitação conta com a parceria da Universidade Federal da Bahia e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante.