Certificações, ações educativas e saídas culturais marcam ações do Corra pro Abraço em fevereiro

Certificações dos cursos de Redução de Danos e Barbearia, saídas culturais e oficinas para o desenvolvimento social e pessoal dos jovens nos bairros, foram destaque na agenda de fevereiro do Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia. Neste período, o programa realizou um total de 3.165 atendimentos, com 470 encaminhamentos nas áreas de Saúde, Documentação, acesso à Justiça e benefícios socioassistenciais. Também foram distribuídos 922 kits- lanche nas atividades de Arte-Educação.

O retorno das saídas culturais foi impactante para o fortalecimento do vínculo do Programa com as pessoas em situação de rua que, devido à pandemia, passaram a contar com ações de acesso à bens culturais nos próprios territórios. Devido às restrições sanitárias da Covid-19, o deslocamento em grupo para os equipamentos culturais ficou inviável nos anos de 2020 e 2021, gerando grande expectativa no público do Corra de retomada das saídas culturais. Neste mês aconteceram duas: uma na Caixa Cultural, para apreciar a exposição “Emilianas: um conto de réis” e outra na praia da Boa Viagem, com um conjunto de atividades de promoção à saúde, bem-estar, práticas esportivas e apreciação musical.

Nos territórios em que o Corra Juventude atua (Beiru, Plataforma, Fazenda Coutos e Boqueirão), foram realizadas diversas atividades de acolhimento das novas turmas, bem como oficinas de Redução de Danos, Linguagens da Comunicação e Desenvolvimento Social e Pessoal, onde são abordados temas relacionados à promoção de direitos, cidadania e dignidade, a partir da metodologia da Educomunicação.

O mês terminou com chave de ouro, com o encerramento de ciclo para assistidos e assistidas contemplados nos cursos do Programa. No dia 23 de fevereiro, aconteceu a certificação do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo, com o tema “Redução de Danos: garantia de direitos e cuidado em liberdade”. O encontro contou com a presença do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, da superintendente de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho, da socióloga e ativista dos Direitos Humanos, Vilma Reis, e da assistente social da equipe de Saúde Mental da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Patrícia Flach.

No dia 25 de fevereiro, aconteceu a certificação do Curso Profissionalizante de Barbearia, acompanhada da masterclass “Criatividade e Inovação na abertura de negócios”, ministrada pelo publicitário e empreendedor Adriano Dantas, e da entrega dos kits com todo o material de trabalho para que os formandos pudessem iniciar de imediato os próprios negócios.

Além dos momentos de destaque, o Corra pro Abraço realizou, neste mês de fevereiro, ações cotidianas de redução de danos nos campos, com escuta singularizada, rodas de Arte-Educação, espaços de avaliação coletiva, exibição de filme na Unidade de Apoio na Rua (UAR) da Ladeira, celebração dos aniversariantes do mês na UAR dos Mares, entre outras atividades. Também aconteceram diversas reuniões de articulação de redes para garantia de direitos do público assistido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>