Neste mês de janeiro, as equipes multiprofissionais do Corra pro Abraço – Juventude, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), deram início à Ação Educativa – metodologia dinâmica de acolhimento dos e das jovens integrantes das turmas que serão acompanhadas pelo programa em 2022.
A programação nos primeiros encontros consistiu no acolhimento individual e atividades coletivas com foco em conteúdos de Redução de Riscos e Danos (RRD) e Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS).
Na oportunidade, as equipes multiprofissionais do Corra estão abordando, de maneira inteseccional, discussões que relacionam as metodologias do programa às questões cotidianas da vida e do território dos e das jovens assistidas.
Temas como raça, gênero, sexualidade são transversais e muito latentes nestes encontros, a partir das diversas violências relacionadas ao machismo, racismo e LGBTQIA+fobia que atravessam a experiências da juventude, especialmente da juventude negra e periférica. A discussão sobre redução de danos é feita a partir da perspectiva da garantia de direitos e do acesso às políticas públicas.
As atividades do Corra Juventude acontecem nos bairros do Beiru/Tancredo Neves, Plataforma, Fazenda Coutos e Boqueirão (Nordeste de Amaralina). Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 estão sendo respeitados. Em fevereiro, as turmas iniciarão as oficinas de vídeo, fotografia, design de estamparia e produção cultural, bem como das saídas culturais.