Corra pro Abraço e NUAR discutem fluxo de emissão do Cad-Único para pessoas em situação de rua

Na última quarta-feira (13), ocorreu uma reunião entre representantes da Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), do Programa Corra pro Abraço e do Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (NUAR), da Prefeitura de Salvador. O objetivo do encontro foi o desenvolvimento de ações conjuntas entre os programas, sobretudo em relação ao fluxo de emissão do Cadastro Único para pessoas em situação de rua.

A reunião contou com a presença de Frank Ribeiro, coordenador geral do Corra pro Abraço, Vinicius Rocha, diretor da superintendência da SJDHDS, e Clariana Mota, também da superintendência. Além deles, Aldeci Andrade, coordenadora do NUAR, Elba Zuza, supervisora do atendimento do CAD ÚNICO do NUAR da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza do Município de Salvador.

Dentre as pautas, foram discutidos o contexto e práticas dos programas. “O Corra pro Abraço é um programa, essencialmente, articulador de rede. Então, dialogar no sentido de entender os empecilhos que nós tínhamos com o NUAR, para o atendimento dessas pessoas, é fundamental. Ampliar essa relação com a prefeitura é algo bastante importante, principalmente para continuarmos dialogando e pensando outras possibilidades de atendimento, para melhorar o fluxo de atendimento”, comentou Frank Ribeiro, coordenador do Corra pro Abraço.

Além disso, o contexto atual e ideias dos projetos, assim como as situações nas quais se encontram o público-alvo, tanto do NUAR, quanto do Corra pro Abraço, também foram pontos tratados no encontro.

“Fica evidente que precisamos avançar nas políticas, devido a uma demanda que cresceu bastante na cidade. Então, o diálogo é importante para ampliarmos a possibilidade de atendimento na cidade e não somente no Corra pro Abraço. Entretanto, esse primeiro passo é fundamental para estarmos próximos da prefeitura e pensarmos possibilidades para avançarmos”, completou Frank Ribeiro.

Visando solucionar os empecilhos existentes, os participantes buscaram alinhar pensamentos dos programas, assim como almejam o desenvolvimento de uma parceria entre as partes.

“Inicialmente, é uma parceria extremamente importante. A partir do momento em que dialogamos com o NUAR, que também dialoga com o público que nós acolhemos, tivemos um momento de êxito para conseguirmos definir um fluxo de encaminhamento desse público, para que consigam acessar esses serviços de cidadania”, comentou Vinicius Rocha, diretor da Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimentos a Grupos Vulneráveis da SJDHDS.

Por fim, o diretor da SUPRAD ainda destacou reflexos positivos nesse momento inicial da parceria.

“Foi uma reunião efetiva, onde conseguimos um agendamento de cinco vagas por dia para atender essa população que possui dificuldade de acessar esse serviço, independente do motivo. Então, nós saímos com a tranqüilidade de que, de fato, será possível fazer com que esses beneficiários tenham a garantia de seus direitos”, completou Vinícius.

Texto: Ascom/SJDHDS