Corra pro Abraço lança novo portal online de referências da redução de danos

Novo site do programa de redução de danos da Bahia reúne biblioteca, galeria de audiovisual e notícias sobre o cuidado a populações urbanas vulneráveis.

#ParaTodosVerem: Em captura de tela feita durante o Webinário, ao centro há uma página do novo site, com as logos da SJDHDS e do Corra pro Abraço na parte superior. Abaixo, uma faixa amarela com o nome do programa em letras pretas. Ao lado esquerdo desta tela, duas outras de videochamada, na vertical. Na primeira, Mariana Gomes, mulher negra de cabelo crespo e blusa branca. Abaixo, a tela com Frank Ribeiro, homem negro de camisa preta e barba, apresentando o site.

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), lançou novo site em webinário que ocorreu na terça-feira 31/08. O evento virtual constrói narrativas sobre ferramentas de comunicação em rede que promovem estratégias para redução de danos. O intuito é estimular o cuidado, acesso e garantia de direitos a populações urbanas vulneráveis. O site do programa (https://corraproabraco.ba.gov.br/) representa o investimento na comunicação do programa, sendo um novo portal online de referências das estratégias de redução de riscos e danos no Brasil.

O encontro exibido no canal do Youtube da SJDHDS teve contribuição de Emmanuelle Silva, Diretora de Prevenção e Redução de Danos da SUPRAD, Frank Ribeiro, Coordenador Geral do Programa Corra pro Abraço, além de Leandro Vilas da Cipó Comunicação Interativa e Valnei Silva, Presidente da Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA, entidades parceiras. Como convidados para o debate, Maria Angélica Comis, Coordenadora Geral do Centro de Convivência É de lei e Valéria Lima, Jornalista e Editora chefe do Jornal Correio Nagô conversaram com o público acerca da atuação das organizações que integram, revelando práticas de atenção e cuidado de populações urbanas vulneráveis, assim de cobertura jornalística, nas cidades de Salvador e São Paulo. A mediação foi feita por Mariana Gomes, Assessora de Comunicação do Programa Corra pro Abraço.

“A redução de danos do Corra pro Abraço está para além de pensar lógicas sanitaristas de cuidado e controle de doenças relacionadas a pessoas que têm problemas com o uso de drogas, mas de formação política e cidadã dessas pessoas e dos profissionais que atuam nesse campo”, revela Emmanuelle Silva, destacando que o processo de redução de danos do Corra pro Abraço entende a comunicação como instrumento de Advocacy para construção de políticas públicas de garantia de direitos humanos.

“É com muita alegria que apresentamos o site do Programa Corra pro Abraço. No momento que vivenciamos toda propagação de fake news, temos a necessidade de um local confiável para divulgar as estratégias de redução de danos, dando visibilidade às populações vulneráveis“, diz Frank Ribeiro.

O portal online foi idealizado para propagar informações sobre o Programa Corra pro Abraço, trazendo metodologias de redução de danos para a promoção de direitos humanos, com estratégias usadas no Corra pro Abraço, assim como uma biblioteca de produções e indicações sobre redução de danos, uma galeria de audiovisual do cotidiano do programa e notícias relevantes no tocante ao acolhimento à população em situação de rua, juventudes afetadas pela criminalização das drogas e pessoas custodiadas em situação de vulnerabilidade.

Um comentário sobre “Corra pro Abraço lança novo portal online de referências da redução de danos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>