
Nesta terça-feira (10), o Corra pro Abraço promoveu uma ação conjunta com a Defensoria Pública da Bahia para mulheres custodiadas do Conjunto Penal Feminino, no bairro da Mata Escura. A ação que discutiu saúde mental da mulher ocorreu à convite do Nudem (Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher).
A equipe propôs uma atividade de arte-educação a partir da letra da música Triste, Louca ou Má, de Francisco el Hombre, para debater questões de gênero, saúde mental, empoderamento feminino e promover reflexões junto às mulheres. Em seguida, as participantes foram convidadas a se expressar artisticamente por meio de ilustrações que representassem as suas percepções sobre os temas.
Em um segundo momento, ocorreu uma dinâmica de beleza com cuidados com o cabelo, maquiagem e unhas. O objetivo da ação conjunta foi promover interação e cuidado com as custodiadas. As atividades foram marcadas por muito diálogo, emoção e desabafos, em que a equipe multiprofissional do Corra junto à DPE articularam escutas singularizadas e orientações jurídicas.
O Corra pro Abraço é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, vinculado à Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. O Corra é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e vida (COMVIDA) e a Cipó Comunicação Interativa.