As equipes do Corra pro Abraço retomaram, nesta segunda (10), as atividades de campo após uma semana de planejamento e organização interna no início de 2022. Iniciativa de Redução de Danos do Governo da Bahia, vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Programa atua com populações urbanas vulneráveis, tanto em contextos de rua quanto em bairros periféricos de Salvador.
O Corra Rua segue com o trabalho nas Unidades de Apoio na Rua (UARs) do Largo dos Mares e da Ladeira da Fonte das Pedras (Ladeira da Fonte Nova), de segunda a quinta, das 8h às 14h. Nas UARs, além de estrutura para banho e sanitário, as pessoas têm acesso à insumos e práticas de redução de danos, escuta qualificada e articulação em rede para a efetivação de direitos.
As equipes do Corra atuam ainda nos territórios da Gamboa (segunda e quarta), Comércio (segunda), Aquidabã (terça e quinta), Gravatá (terça), Pela Porco (quarta), Piedade (quarta e Água de Meninos (terça e quinta). Com exceção do Gravatá, que o campo ocorre pela manhã, todos os outros campos acontecem no turno vespertino. A equipe que atua na Vara de Audiências de Custódia segue o expediente do judiciário no atendimento presencial, mas segue com o acompanhamento dos casos de maneira remota, enquanto o Tribunal de Justiça encontra-se em recesso.
O Corra Juventude iniciou as atividades nos territórios de Plataforma (de segunda a quarta), Fazenda Coutos, Beiru e Boqueirão (de terça a quinta) com atendimentos individuais e acolhimento de novos beneficiados. Na próxima semana, serão retomadas algumas atividades coletivas e ações educativas para o fortalecimento do vínculo com os jovens integrantes da nova turma.
Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 estão sendo observados e seguidos nas ações internas e externas do Programa.