Nesta terça-feira, o Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, realizou uma atividade de arte-educação no território de Água de Meninos, partindo da análise da letra da música “Cachimbo da Paz”, de Gabriel O Pensador, para debater a história de luta por direitos dos povos indígenas. A dinâmica, que faz parte do tema do mês, em consonância com o Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, propôs um debate com as pessoas do território relacionando História, Política e Justiça Social.
A atividade iniciou com um alongamento corporal, seguido de um momento de dança de livre expressão com a música proposta. Os assistidos e assistidas puderam compartilhar suas percepções e vivências sobre a história dos povos originários, debatendo o genocídio desses povos com a colonização europeia no Brasil. A letra da música foi articulada a uma discussão conectada ao momento presente, do direito ao território, a preservação ambiental e a demarcação das terras indígenas.
A atividade, desenvolvida pela equipe multiprofissional de arte-educação do Corra, teve o objetivo de incentivar a leitura e visão crítica da História junto às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. “A gente preso e sem leitura não pode pode protestar”, destacou um dos assistidos.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa.