Na manhã desta terça (12) aconteceu uma feira de saúde no Largo dos Mares, ofertando rede atenção com serviços e informações à população em situação de vulnerabilidade do território. A ação partiu de uma provocação do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), que atua na região a partir da Unidade de Apoio na Rua (UAR) e identificou a crescente demanda em questões de saúde nas pessoas atendidas.
O mutirão de atendimentos contou com equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Consultório na Rua, Centro Pop, Centro de Referência da Assistência Social, RAQS Social,Osid ( Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres), Ponto de Cidadania, Projeto axé,Ubs Virgílio de Carvalho, Sae Marymar Novaes, Instituto Mix, além da equipe multiprofissional do Corra pro Abraço. O objetivo da ação foi aproximar a população do território dos serviços, ampliando o acesso e a possibilidade de encaminhamentos para a efetivação das demandas.
A feira também ofertou serviços como maquiagem, penteado, manicure e pedicure, acompanhados por dinâmicas de acolhimento lúdico e interativo, voltados para o mês da mulher. O momento foi marcado por um sarau em conjunto com oficinas de dança, rodas de samba e capoeira. A ação foi construída a partir de uma noção ampliada de saúde, incluindo a necessidade do acolhimento psicossocial, bem como do lazer e cuidado com o corpo.
“Foi bastante emocionante ver esse trabalho construído em rede que a gente tanto preza; os serviços todos reunidos pensando na oferta de cuidado, se colocando à disposição para atender os assistidos ali na rua, que é o ponto central de nosso trabalho.”, relata Alessandra Coelho, supervisora do Corra.
O Corra pro Abraço é uma política do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e vida (COMVIDA) e a Cipó Comunicação Interativa.