Nas ações de combate à COVID-19, o Programa Corra pro Abraço realizou mais de 18 mil atendimentos em 2021

Nesta edição de nº 52 do Boletim #CorraParaAPrevenção: Lançamento do novo site e ações de cuidado à população em situação de rua foram destaques no mês de agosto. 

Articulação da rede

Em conjunto com a Gastromotiva, organização internacionalmente reconhecida no ramo da gastronomia social, o Programa Corra pro Abraço articulou-se para identificar instituições que acolhem a demanda de segurança alimentar das populações vulneráveis na cidade de Salvador. Com a chegada do projeto à cidade no contexto da pandemia de COVID-19 e da insegurança alimentar, a Gastromotiva distribui cerca de 1500 marmitas durante seis meses (até dezembro deste ano). Dessas marmitas, 750 são para as “bocas de rango” identificadas pelo Corra pro Abraço. 

Desde julho, o Programa Corra pro Abraço tem encaminhado as quentinhas para instituições focadas no amparo às demandas alimentares das populações em situação de rua. Segundo relatos de Irmã Violeta, liderança do Centro de Encontro e Oração, a colaboração entre as três instituições têm fortalecido as ações de cuidado às populações vulneráveis. “Todas as semanas recebemos à tarde cerca de setenta senhoras que são avós e mães. As quentinhas da Gastromotiva são muito importantes para a gente poder direcionar às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, relata.  Da produção a entrega das quentinhas foram respeitados os protocolos de prevenção a COVID-19 vigentes.

Trabalho de campo

Em agosto, o Programa Corra pro Abraço lançou a performance “A Mão da Justiça”, ação na qual reúne-se as artes teatrais alinhadas à música e dança; o enredo toma como movimento central a história do povo afro-brasileiro e suas contribuições. Com o público do Corra pro Abraço, a última sessão ocorreu no dia 26/08 na Unidade de Apoio na Rua (UAR) da Ladeira da Fonte das Pedras. As primeiras apresentações ocorreram nos dias 27 e 28 de julho. Houve uma outra no dia 12 de agosto, na sede do Programa e nos campos do Aquidabã e de Água de Meninos. 

Além da atividade artística, seguindo a época das Olimpíadas e Paraolimpíadas, o Programa promoveu atividades esportivas entre o público assistido da Gamboa e de Água de Meninos. Nas Unidades de Apoio na Rua (UAR), as atividades de arte-educação seguiram mobilizando os assistidos em torno das temáticas de redução de danos, literatura, jardinagem e entre outros.  Todas as atividades cumprem as medidas de segurança sanitária contra COVID-19.

Segundo o redutor de danos Marcelo Arouca, “ao longo do mês de Agosto foi possível estreitar os laços com os assistidos, ampliando o cuidado em diversas ordens desde a oferta de banho e materiais de higiene pessoal até a realização de escuta qualificada com sua equipe de redutores de danos, assistente social e psicólogos”, citou. Destaca-se também a realização de Oficinas de Incentivo à Leitura e Escrita que vem se configurando como um importante instrumento de aprendizagem tanto para as pessoas assistidas como para as e os profissionais envolvidos.

Curso profissionalizantes

O curso de redução de danos focou nas temáticas de saúde mental e reforma psiquiátrica. No decorrer do curso, estratégias e tecnologias de autocuidado foram abordadas, com destaque para as discussões a respeito da luta antimanicomial no Brasil. Também foi inaugurado o curso profissionalizante de informática em parceria com a Microlins, com o objetivo de capacitar o público assistido e prepará-los para o mercado de trabalho. 

Já no dia 27 de agosto, ocorreu o Módulo IV da Capacitação em Redução de Danos oferecida pelo Programa Corra pro Abraço, com o tema “Discutindo Masculinidades Possíveis: Um olhar interseccional”. O módulo teve como objetivo apresentar as discussões em torno da masculinidade e seus desdobramentos na vida de homens negros, índigenas e periféricos no contexto da redução de danos. Todas as ações seguiram os protocolos de proteção ao coronavírus da COVID-19.

Lançamento do site

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), lançou novo site em webinário que ocorreu na terça-feira, 31/08. O evento virtual construiu narrativas sobre ferramentas de comunicação em rede que promovem estratégias para redução de danos. O intuito é estimular o cuidado, acesso e garantia de direitos a populações urbanas vulneráveis. O site do programa (https://corraproabraco.ba.gov.br/) ilustra bem o investimento na comunicação do programa, sendo um novo portal online de referências das estratégias de redução de riscos e danos no Brasil.

Dados do Programa Corra pro Abraço

Até o fim de agosto de 2021, no âmbito das ações de combate à COVID-19, o Programa Corra pro Abraço realizou mais de 18,4 mil atendimentos. Além disso, houve mais de 2,4 mil encaminhamentos para os serviços da rede de atenção e cuidado, como, por exemplo, a retirada de documentos, acesso à justiça e à saúde, neste último com destaque para a vacinação. No mesmo período, foram entregues cerca de 3500 kits-lanche durante as oficinas de arte-educação, mais de 1900 máscaras de pano e 31 cestas básicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>