O programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), finalizou o ciclo de oficinas de incentivo à leitura e escrita nas Unidades de Apoio na Rua no Largo dos Mares (dia 8/12) e na Ladeira da Fonte das Pedras (dia 14/12).
O tema proposto para a atividade de encerramento foi “Leitura de uma experiência lúdica e popular através das oficinas de redução de danos e formação política cidadã”. O trabalho se desenvolveu a partir da perspectiva da redução de danos, com base na tradição Griot (contador de histórias) e na metodologia ‘paulofreiriana’ da pedagogia do oprimido, cujo objetivo é assegurar o protagonismo das pessoas na narração de suas próprias histórias.
As atividades estão dentro de uma estratégia de livre adesão dos territórios, com periodicidade semanal. Neste ano, os encontros aconteceram nas manhãs de terça (Ladeira da Fonte das Pedras) e quarta (Largo dos Mares).
As trocas de experiência e interações coletivas convocaram temas relacionados à ancestralidade, conectando a história de cada pessoa acompanhada com o presente e exercitando as possibilidades de projetar o futuro a partir de suas vivências.
Com base nos princípios de uma educação popular, a oficina de leitura e escrita trabalha com a perspectiva da democratização do acesso à educação e experimentação de formas livres de aprender, criatividade e autonomia. O programa da oficina tem como referência autores e autoras relevantes na construção de perspectivas educacionais emancipatórias, a exemplo de Conceição Evaristo e Paulo Freire.
“As falas que emergem nas rodas de arte-educação mexem com a gente e evidenciam o interesse dos assistidos em voltar a estudar num momento possível. O Corra busca essa aproximação entendendo a educação como um direito humano fundamental”, menciona a arte-educadora Merry Batista, responsável pela condução das oficinas nos territórios, .
A oficina de leitura e escrita surgiu dos desejos e necessidades dos assistidos, que sempre relatam dificuldades no acesso ao ensino formal para as equipes multiprofissionais do Corra no trabalho em campo, sobretudo nas rodas de arte-educação.
O Corra pro Abraço atua na promoção do cuidado e garantia de direitos para populações que vivem em situação de vulnerabilidade social. As equipes do Corra seguem através da articulação de redes, trabalhando para viabilizar informações e caminhos necessários para que as pessoas assistidas possam se inserir nos espaços de educação formal, através de programas como o EJA (Educação de Jovens e Adultos).