Universidades que correm pro abraço: parcerias com instituições educacionais ampliam possibilidades de ação de redução de danos em Salvador

Foto divulgação

O trabalho do Programa Corra pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS do Estado da Bahia não teria a mesma força e efetividade se não fossem as parcerias com diversas instituições e serviços, na articulação de redes. A proximidade com as universidades sempre foi uma dimensão constituinte, pois a discussão das políticas de drogas e das práticas de Redução de Danos sempre estiveram na relação entre teoria e prática e o Corra pro Abraço é uma experiência atravessada pela contribuição de muitas pesquisas na área.

2021 foi um ano de destaque neste sentido. Com a Universidade Federal da Bahia, as parcerias aconteceram com a Escola de Administração e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC). Uma iniciativa do programa de extensão Pega Visão, contemplada no edital Tessitura da Pró-Reitoria de Extensão, viabilizou a gravação de dois mini-documentários e alguns episódios do podcast Ativamente, para contar histórias de pessoas acompanhadas pelo Programa e suas estratégias de sobrevivência durante a pandemia.

A parceria se desdobrou ainda no compartilhamento das aulas da ACCS (Ação Curricular em Comunidade e Sociedade), “Políticas públicas de cuidado para as diversidades”, com docência do professor Edgilson Tavares, onde o coordenador geral do Corra, Frank Ribeiro, atuou como professor colaborador e integrantes da equipe do programa participaram como convidades.

O Corra contou ainda com um projeto em parceria com pesquisadoras do ISC, denominado “Se liga maloca: práticas de educação e saúde com população em situação de rua”. A experiência atravessou as aulas regulares do curso de Redução de Danos e Referência de Campo, com o intercâmbio de saberes entre os conteúdos do curso e temas relacionados à Saúde Coletiva. Os encontros, realizados semanalmente, foram mediados por metodologias de educomunicação, com recursos da ludicidade como a utilização de gravuras e dinâmicas de grupo.

As experiências trazidas pelos e pelas cursistas reorientaram o trabalho para uma dimensão ainda mais ampliada sobre Saúde, onde o acesso a direitos como Saneamento Básico, Educação e Moradia eram conectados à pauta da Saúde desde a perspectiva da Redução de Riscos e Danos. O processo, que também é fruto de um projeto de extensão, resultou na produção de uma cartilha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Corra tem uma relação de longa data através das diversas experiências junto à Residência em Saúde Coletiva, desde a participação regular de estudantes residentes no trabalho de campo do programa até a realização de uma pesquisa que também resultou na produção de uma cartilha, só que dessa vez, voltada para pessoas assistidas que passam pelas audiências de custódia. A cartilha “Maloca Atenta” promove acessibilidade à informações referente à garantia de direitos como o acesso à defesa pública, serviços do Sistema de Justiça e Saúde.

Com a Universidade Salvador – UNIFACS, além da parceria com o curso de Psicologia através das experiências de estágio curricular onde estudantes da área se integram às equipes do Corra para conhecer por dentro as metodologias e estratégias do Programa, também aconteceu um trabalho em parceria com o professor Gilcimar Dantas, doutor em pesquisador sobre racismo e segurança pública, com a realização de rodas de conversa sobre os 20 anos da Conferência de Durban. Os encontros contaram com estudantes da UNIFACS e pessoas acompanhadas pelo Corra, na Unidade de Apoio na Rua da Ladeira da Fonte das Pedras – Nazaré.

O ano de 2022 será de continuidade das parcerias e renovação do compromisso do Corra pro Abraço na interlocução com a Educação e produção de conhecimento para redução de danos e promoção de direitos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>