Corra pro Abraço certifica novos redutores de danos

Evento também acolhe novos cursistas e debate os desafios atuais para a promoção das estratégias de redução de riscos e danos.

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), realiza nesta quarta-feira (15/09) a aula inaugural do Curso de Redutores de Danos e Referência de Campo. O evento presencial debate “A história da redução de danos e seus novos desafios no contexto atual”, com acolhimento de novos cursistas e certificação da última turma de profissionais da redução de danos formados pelo programa. Devido à COVID-19, o encontro acontece com lista de convidados no Sindicato dos Trabalhadores Químicos da Bahia (SindiQuímica), centro de Salvador (Bahia).

#ParaTodosVerem: Numa sala de paredes brancas e chão marrom, um grupo de sete pessoas majoritariamente negras estão em pé, algumas com os braços levantados. Trata-se de uma dinâmica do curso de redução de danos. Cinco pessoas são cursistas, duas são técnicas do Corra pro Abraço. Ao redor delas, cadeiras laranjas.

Marcando a retomada gradual das atividades presenciais no contexto de combate à COVID-19, esta edição tem participação de Benimário Silva Santos e Marluce Oliveira, profissionais do CAPS AD Gregório de Matos, e Maria Conceição Cardoso, ex-cursista e atualmente profissional do Projeto Girassóis. Também participam Frank Ribeiro, coordenador geral do Corra pro Abraço, ao lado de Igor Mesquita, psicólogo do núcleo Juventude do programa.

“A SUPRAD, a partir da ação do Programa Corra pro Abraço, tem apostado na formação política e técnica das pessoas que usam drogas como Redutores de Danos, já que na dinâmica do trabalho foi identificado que a proteção social perpassa para além de oferta de serviços e garantia de direitos, mas também na educação e formação política dos beneficiários”, ressalta Emanuelle Silva, Diretora de Prevenção e Redução de Danos da SUPRAD.

Para Emanuelle Teixeira, supervisora de campo do Corra pro Abraço, o Curso de RD, como é conhecido pelos beneficiários do programa, traz elementos fundamentais na compreensão de como eventos externos podem impactar o funcionamento dos serviços e aumentar as desigualdades. “Nesta edição, durante a pandemia, pudemos fazer junto à turma nexos entre redução de danos e medidas de proteção e cuidados a saúde, assim como de redução de riscos sociais ao entendermos as repercussões da pandemia no acesso das pessoas à rede de atenção e cuidado e aos seus direitos. Isso reverbera tanto no autocuidado dos cursistas, quanto na sua atuação profissional”, explica a psicóloga.

#ParaTodosVerem: Em uma sala de paredes brancas e chão marrom, há uma roda de cadeiras laranjas com sete pessoas sentas e três pessoas no chão. Nas cadeiras, homens e mulheres negras, de calça ou bermuda e blusa do curso de redução de danos do Corra pro Abraço. No chão, três arte-educadores, com roupas de estampas africanas. Todas as pessoas usam máscaras.

O curso de Redutores de Danos e Referência de Campo é uma estratégia do Corra pro Abraço lançada em 2015 com objetivo de ampliar as práticas de redução de risco e danos sociais e à saúde entre usuários de drogas que vivem em contexto de rua por meio de metodologias leves e libertadoras. Para Taíse Nascimento, formanda deste curso, a oportunidade a fez compreender como a arte-educação pode ser usada para promoção da redução de danos, como propõe o Corra pro Abraço. “A peça que assistimos, A Mão da Justiça, se aproximou muito das discussões que temos no curso sobre racismo, arte como estratégia de redução de danos físicos, sociais e mentais, além da cidadania e da empatia”, relata a beneficiária durante a aula com apresentação da performance A Mão da Justiça, construída pela equipe do Corra pro Abraço durante o curso de redução de danos.

Esta edição de certificação e aula Inaugural do Curso Redutores de Danos e Referência de Campo do Programa Corra pro Abraço segue todos os protocolos de segurança sanitária contra a COVID-19 para eventos estabelecidos na cidade de Salvador, com uma estimativa de 40 pessoas nas dependências do SindiQuímica.