PROGRAMA CORRA PRO ABRAÇO LANÇA PERFORMANCE “A MÃO DA JUSTIÇA”

O programa Corra pro Abraço,  da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, lança a encenação “A Mão da Justiça”, em que reúne teatro, música e dança numa costura cênica que tem como mote criativo a história do povo negro no Brasil. A última exibição aconteceu no dia 26/08 na Unidade de Apoio na Rua (UAR) da Ladeira da Fonte das Pedras. As primeiras apresentações foram nos dias 27 e 28 de julho, e 12 de agosto, na sede da iniciativa e nos campos do Aquidabã e de Água de Meninos, regiões centrais da capital baiana.

Apresentação da performance “A Mão da Justiça” na Unidade de Apoio na Rua da Ladeira da Fonte das Pedras (Salvador – BA). Crédito: Corra pro Abraço.

Evidenciar as contribuições de mulheres negras no contexto brasileiro é uma das motivações criativas da performance cênica “A Mão da Justiça”. “A cultura segue sendo um caminho valioso de mobilização. O teatro existe dentro de cada ser humano e pode ser praticado em diversos espaços, inclusive nas ruas, nas praças, para além dos equipamentos culturais. É nesse sentido que nós estamos pensando a democratização ao acesso de bens culturais no Corra pra Braço”, explica Luciana Rocha, coordenadora pedagógica do programa.

A criação é de Ayran Reis, Dainho Xequerê e Lucas Lemos, artistas que fazem parte da equipe de arte-educação do Programa Corra pro Abraço. Também conta com colaboração cênica de Luciana Rocha, ao mesmo tempo que reúne textos e poesias de Gilberto Gil, Milsoul Santos e Dainho Xequerê. O objetivo da produção é continuar promovendo momentos de acesso a bens culturais como medida de redução de danos, em diversos territórios e espaços de atividades do Corra pro Abraço, diante da pandemia de COVID-19. 

Para Taíse Nascimento, cursista em redução de danos no programa, o reencontro com o teatro a fez considerar essa linguagem artística como possibilidade de auto expressão. “A Mão da Justiça se aproximou muito das discussões que temos sobre racismo, arte como estratégia de redução de danos físicos, sociais e mentais, além da cidadania e da empatia”, explica a beneficiária.

A montagem também destaca valores como ancestralidade, nobreza e resistência, ao passo que homenageia as mulheres negras, fazendo alusão à temática trabalhada pela equipe de arte-educação durante o mês de julho, no qual são comemoradas no dia 25 a mulher negra latino americana e caribenha e Tereza de Benguela, liderança do Quilombo do Quariterê, durante o século XVIII.  

O programa Corra pro Abraço existe há oito anos e tem como uma de suas metodologias de cuidado a arte-educação. Além dela, aposta em oficinas de leitura e escrita, atividades esportivas, oficinas de educomunicação e cursos para qualificação profissional, voltados para população em situação de rua e jovens em contextos marcados por violência.

Um comentário sobre “PROGRAMA CORRA PRO ABRAÇO LANÇA PERFORMANCE “A MÃO DA JUSTIÇA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>